Realizaram-se no dia 19 de Novembro, as II Jornadas Internacionais de Protocolo, organizadas pela APEP , no Auditório da FPC, em Lisboa.
Isabel Amaral, Presidente da APEP abriu o evento que reuniu ilustres palestrantes portugueses e estrangeiros.
Por exemplo, Gerardo Correas, Vice-Presidente da Escuela Internacional de Protocolo e Professor de Novas Tecnologias aplicadas ao Protocolo, em Espanha, fez uma excelente apresentação sobre Marketing e Protocolo na Gestão de Eventos Desportivos.
Também Eliane Ubillús, Vice-Presidente da OICP e Chefe de Cerimonial da Prefeitura de Campos do Jordão, no Brasil, animou e muito bem a audiência falando de linguagem cénica ao serviço da comunicação dos eventos.
No período da tarde, Pedro Rodrigues, licenciado em Marketing e Publicidade e Coordenador de Eventos da Desafio Global Ativism, teve uma intervenção muito interessante sobre a complexidade crescente dos eventos empresariais, apresentando casos práticos de planeamento, organização e gestão de eventos internos das organizações, com ênfase na utilização de audiovisuais, desenhos em 3D, animação técnica e cenografia avançada.
Fernando Ramos, doutorado pelo Departamento de Direito Constitucional da Universidade Complutense de Madrid e Professor Titular na Universidade de Vigo, falou dos caminhos da formação universitária no domínio do protocolo e comunicação. Segundo o Prof. Dr. Fernando Ramos "el Protocolo es algo más que un lenguaje símbolico, y como tal comunicativo". Considerou ainda que "el protocolo es una ciencia social que debe ser estudiado con metodologia científica".
Artigo relacionado no blogue de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário