terça-feira, 19 de junho de 2007

O Poder da Imagem

A imagem apresentada neste artigo corresponde à abertura do evento que a SAP promoveu e organizou em Viena, na Áustria, para dar a conhecer o posicionamento actual da empresa relativamente ao mercado das aplicações empresariais, e que juntou cerca de 8 mil pessoas.

A abertura do SAPPHIRE 2007 foi conduzida por Henning Kagermann, CEO da SAP que, segundo refere a Semana Informática, "aproveitou o seu keynote para defender a visão que a companhia possui do mercado global de TI, em especial no campo das aplicações, e divulgar os contornos da sua estratégia para os próximos anos".

Conforme pode constatar na imagem, Henning Kagermann fala para oito mil pessoas, rodeado de um ambiente sóbrio, com o azul como cor de fundo e com projecções de conteúdo e imagens em grandes dimensões capazes de chamar a atenção, o interesse e o desejo dos participantes.

São notáveis os recursos ao dispor da organização e gestão de eventos nos nossos dias!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Protocolo para empresas

São as duas obras de referência em Portugal sobre Protocolo Empresarial.

Imagem e Sucesso é um Guia de Protocolo Para Empresas, publicado por Isabel Amaral em 1997, livro que vai já na sua 7ª edição. A autora estruturou o livro em seis grandes capítulos:
O protocolo e a imagem da empresa
Ser e parecer: a comunicação directa
Escrever e responder
Falar e escutar: a comunicação oral
As relações públicas
A organização de programas sociais



Da mesma autora, actual Presidente da APEP, Imagem e Internacionalização, publicado em 2000, é um livro com escritos muito interessantes sobre como ter êxito no mercado global. Trata da internacionalização e da comunicação intercultural, dos requisitos de uma boa imagem internacional, de modelos de negociação com vários países do mundo e dos novos desafios da Internet.


As duas obras foram editadas pela Editorial Verbo.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tecnologia na Gestão de Eventos

A videoprojecção poder-se-á fazer, nos nossos dias, através da FilmScreen que é uma nova película anti-reflexo. Trata-se de uma tecnologia altamente inovadora que permite reproduzir imagens com grande qualidade e nitidez não deixando que a luz altere as imagens reproduzidas na película. Desta forma, qualquer vidro ou acrílico poderá ser um bom suporte de comunicação.

Neste domínio, a FilmScreen, criou três tipos de películas: TransiVue, GlassiVue e MVue.

A TransiVue pode definir-se como "um avançado sistema de projecção em película transparente ou semitransparente" de acordo com uma apresentação da ruma. Segundo a mesma fonte, "com este suporte poderá transformar-se qualquer superfície de vidro numa espectacular e cativante tela. esta película aplica-se directamente no vidro, permitindo a projecção tanto de imagens, como de filmes, com uma resolução surpreendente. Encontra-se disponível em diferentes formatos e é fácil de aplicar em qualquer superfície." Esta película está direccionada para a utilização, por exemplo, em eventos e salas de conferências.

A película GlassiVue não é muito diferente da anterior, no entanto, refere a ruma, "é mais aconselhável para zonas de maior incidência de luminosidade ... esta é uma película de alto contraste". A GlassiVue aplica-se tanto em vidro como em acrílico. A GlassiVue está direccionada para a utilização, por exemplo, em congressos e na decoração de interiores.

Finalmente, a MVUe é um tipo de película que possibilita a projecção dos dois lados tendo como principal atributo, "a capacidade de adquirir a aparência de um espelho, quando o sistema de projecção não estiver a funcionar." Esta película está direccionada para a utilização, por exemplo, em eventos e salas de conferências.

Anoto aqui alguns sítios web onde se pode aceder a informação sobre estes equipamentos, sendo que se tratam maioritariamente de páginas internacionais:



Imagens:
Imaginart

domingo, 10 de junho de 2007

Documentos à distância de um clique!

Actualmente as empresas valorizam muito a Gestão Documental por forma a manterem vantagens sobre os seus concorrentes directos e também indirectos.

Nesse sentido, a utilização de um Sistema de Gestão Documental e Workflow que funcione como um conjunto de funcionalidades essenciais, das quais se podem destacar as seguintes, é decisivo nos nossos dias:
  1. Arquivo dos documentos organizados em pastas;
  2. Circulação de documentos;
  3. Geração de documentos a partir de modelos (faxes, cartas, etc.);
  4. Gestão de perfis, utilizadores, grupos e permissões;
  5. Gestão de fluxos documentais;
  6. Gestão de e-mails;
  7. Motor de busca;
  8. Workflow.
ver mais ...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

PME Portugal aposta num site interactivo

A PME Portugal lançou recentemente uma nova página web sob o domínio pmeportugal.pt.


Trata-se de um site dinâmico agora susceptível de criar maior interactividade entre a Associação e os visitantes da página.

Está incluída no directório da página uma área genérica onde estão em destaque notícias, eventos, temáticas, o consultório PME e o Jornal das PME.

Na área reservada para a apresentação institucional da PME Portugal destacamos vários links e um fórum.

Para estar sempre a par das actividades da PME Portugal basta, entretanto, subscrever a newsletter da renovada página da associação.

ver mais ...

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Algumas Regras do Protocolo na Internet

Às regras de etiqueta na Internet, de que já falámos num outro artigo neste blogue, chama-se Netiqueta.

Saiba mais aqui.

Pode consultar também um Guia de Utilização e Netiqueta no link seguinte.
( ver + )

Por exemplo, na Internet devem ser seguidas algumas atitudes de compreensão, simpatia e cortesia:
  • Não usar HTML;
  • Ser coerente;
  • Ter atenção ao tamanho das mensagens;
  • Evitar termos impróprios;
  • Responder às mensagens;
  • Etc.

mais ...


Para saber mais sobre este assunto, sugiro ainda que consulte o web-site estudar.org.

É um web-site com inúmeros links que nos proporciona um conhecimento significativo em matéria de regras de conduta a praticar quando comunicamos através da rede.

Aborda temas como a gestão de uma caixa de correio electrónico e a gestão da nossa participação em mailing lists e newsgroups.

Possui informação complementar sobre a Internet, bibliografia, spam, algumas pessoas com um papel importante no desenvolvimento da Internet, soluções de Chat e Instant Messaging, Intranet e inclui uma visão acerca do que foi a Internet, do que é hoje e do que será no futuro.

Problemática dos blogues empresariais

Em The Gilbane Report podem-se conhecer as conclusões de um estudo recente sobre a problemática dos blogs nas organizações.

Vale a pena efectuar uma breve leitura!

Gestão Documental com melhor imagem

A digitalização da gestão documental permite poupar muito tempo, dinheiro e espaço produzindo mais e melhor.

No Diário Económico foi publicado o Projecto Especial "Digital Gestão Documental" , projecto extremamente interessante.

A solução de Videoconferência

A Cisco apresentou recentemente uma solução de videoconferência em tempo real com qualidade de imagem semelhante à televisão, para os telefones IP.

Notícia interessante no domínio das telecomunicações!

Alguns blogues podem chamar-se mesmo blogues empresariais?

Será que todos os blogues empresariais se podem chamar verdadeiramente blogues.

Um artigo interessante sobre esta problemática pode ser consultado neste endereço.

domingo, 3 de junho de 2007

La empresa y su Protocolo

Gerardo Correas Sánchez publicou um livro muito interessante sobre “El procedimiento de calidad en la organización de sus actos”

Sinopse:
El nuevo concepto que el mundo de la empresa tiene desde hace unos años de la organización de sus propios actos ha provocado la inminente necesidad de adaptar las técnicas protocolarias a su específico campo de juego. En la actualidad, el sector privado desarrolla gran cantidad de eventos de especial relevancia social que ya no podían dejarse a la improvisación o, en el mejor de los casos, de la buena voluntad del personal auxiliar que habitualmente asiste a los máximos responsables de las empresas. Por este motivo, los propios empresarios contratan ahora más que nunca a expertos en protocolo para desempeñar esta labor.
Este libro explica numerosos criterios para sistematizar y aportar más funcionalidad a las técnicas propias de organización en este sector. Todo ello, con un claro objetivo: mejorar la comunicación en todos sus ámbitos para transmitir los mensajes que realmente queremos trasladar en la política general de una empresa. En este sentido, presenta una destacada novedad: lo que el autor denomina ‘Procedimiento de Calidad en la Organización de los Actos de Empresa’, una herramienta fundamental para conseguir los objetivos de prestigio e imagen que la empresa actual busca desde cualquiera de sus perspectivas. Todo ello, consciente de que una entidad privada que quiera estar presente en el mercado no debe conformarse con un buen producto y las correspondientes acciones comerciales. Hoy, más que nunca, requiere una estrategia protocolaria que contribuirá decisivamente a mejorar su cuenta de resultados.

Clique aqui para saber mais acerca deste livro.

Normas de Netiqueta

Um Guia de Netiqueta disponível em G2C Tech Consultoria, ” fornece um mínimo de regras para Etiqueta na Rede (Netiqueta) que as empresas podem adoptar e adaptar para o seu próprio uso. Como tal, é escrito em forma de tópicos para facilitar a adaptação”. Também tem um mínimo de regras para os indivíduos, tanto para utilizadores como para administradores. Este documento é o produto do Grupo de Trabalho “Responsible Use of the Network” (RUN - Uso responsável da rede) da IETF.

Para ver conteúdo do Guia de Netiqueta clique aqui.

Blogues empresariais

Um estudo recente revela que as empresas utilizam cada vez mais os blogues como ferramenta de comunicação com os seus públicos.

Para saber mais sobre esta temática siga por favor este link: Blogues nas empresas.

Introdução

Bem vindo ao blogue de Protocolo e Comunicação Empresarial.

Este é o primeiro artigo de um espaço criado para partilhar informações sobre protocolo, imagem e comunicação na gestão das empresas no Séc. XXI.